Não é de hoje que o (TPD) técnico de prótese dentária está habituado a trabalhar com metalurgia dentro de um laboratório de prótese odontológica. Respeitando cada técnica e experiencia que muitos técnicos já adquiriram nesses muitos anos de odontologia. Hoje vamos compartilhar nosso jeito de manusear o METALLIUM Níquel Cromo para porcelanas, sem berílio.
Confeccionando estrutura metálica de 4 elementos.
Escolha dos materiais
Com o uso cada vez mais frequente de resinas impressas, optamos por fazer nossos elementos usando a resina calcinável da makertechlabs (prizma 3D Castable). Porém o uso pode ser com ceras orgânicas ou fresadas, resinas calcináveis auto ou fresadas.
Iniciando a montagem do PadrãoUsando sprues de 2,5mm ou 3mm nos elementos e sprues de 5mm para barra de câmera de compensação, criando um formato trapezoidal até o orifício do anel de silicone. Dica: Passe uma camada de cera por volta dos elementos para minimizar a pressão exercida pelas resinas impressas ou fresadas nas paredes do revestimento.
Peso específicoAntes de soldar o nosso padrão à base do anel, precisamos pesar todo o padrão para saber a quantidade de lingotes de metal utilizar em nossa fundição.O Peso específico do Metallium NiCr é: 8.4g/cm³Sabendo desta informação que estará junto com composição e propriedades físicas no verso de nossas embalagens do metal.A conta a ser feita será:Peso do Padrão e sprues X Peso específico da ligaO resultado dessa multiplicação é a quantidade ideal em gramas de metal a ser usado na fundição.
Centro térmico do bloco e alinhamento Certifique-se que os elementos não estão no centro térmico do bloco, assim evitando porosidades, possíveis falhas ou contaminação.Centralize corretamente o padrãogarantindo um espaço ideal das paredes do bloco de revestimento.Assim você evitará trincas ou rachaduras no bloco. (imagem 04 e 05)RevestimentoSelecionamos o Revestimento Dual Vest para o nosso caso, o melhor revestimento para fundições disponível no mercado.Com um anel de 200g separamos o pó e mais 52ml de líquido especial. Neste caso não diluímos água destilada, más essa mistura pode ser feita de acordo com o material usado no padrão e técnica utilizada.Dica: quanto maior a concentração de líquido de revestimento, maior a expansão MisturaSe optar por usar antibolha, elimine totalmente o excesso com ar ou água antes de verter o revestimento.Insira primeiro o líquido e depois o pó no recipiente para uma melhor performance do revestimento e misture por 10 segundos, em seguida leve-o ao espatulador à vácuo por 60 segundos.
InclusãoApós a espatulação leve o anel ao vibrador e inicie a inclusão preenchendo corretamente os elementos. A temperatura ideal do ambiente de trabalho é entre 21ºC à 23°C.O tempo de trabalho do revestimento é de 1 minuto após o termino da espatulação.
Presa do Revestimento
O tempo de presa dos revestimentos do mercado podem variar dependendo da marca. Com o Dual Vest, o revestimento usando neste caso, nosso tempo de presa será de 45 minutos.Lembrando que o Dual Vest, o tempo de presa é entre 45mim à 4horas não podendo exceder este tempo.O Dual Vest foi desenvolvido para ser usado com resinas impressas
Ciclo de aquecimento
Após os 45 minutos colocamos o anel no forno com o orifício para baixo sobre placas de revestimento para o escoamento livre dos líquidos e gases.Para resinas impressas, vamos utilizar o ciclo de lenta, colocando o anel no forno em temperatura ambiente e elevando a temperatura lentamente.
Temperatura 1
(iniciar) 25ºC.Elevar temperatura para 450°CVelocidade 8ºC/mim Permanecer por 30mim Temperatura 2Elevar temperatura para 650ºC Velocidade 8ºC/mimPermanecer por 20mimTemperatura 3Elevar temperatura para 900ºCVelocidade 25ºC/mimPermanecer por 40mim
Separando o Metal MetalliumColoque os lingotes de metal no cadinho.Use sempre o cadinho correto e limponão misture os cadinhos, se usa NiCr e CoCr, separe um cadinho para cada liga
Aquecendo cadinho e metal Antes da fundição coloque o cadinho com os lingotes de metal dentro do forno para um pré-aquecimento.Faça este processo 5 minutos antes da fundição
Fundição
A Fundição deve ser feita com os EPI’s corretos e por TPD’s treinados e experientes em fundição.Com óculos especiais para fundição você vai notar os lingotes perdendo sua forma inicial e ficando ainda mais incandescente, momento certo para o acionamento da centrifuga.
Resfriamento
Aguarde o resfriamento total do bloco de revestimento antes de abrir.
Resultado parcial Para obter um excelente resultado é preciso certificar-se que o forno esta calibrado corretamente, todos os matérias estão em perfeito estado para uso e protocolos foram respeitados e executados corretamente com técnica e eficácia.
A usinagem pode ser feita com discos de carburumdum, pedras, brocas de carbide, brocas de tungstênio e finalize a usinagem com pedras de óxido de alumínio. Corte os sprues com o disco e tire o excesso com pedras de disco.Usine a peça com brocar e pedras, sempre conferindo o fechamento de bordo. Elimine ângulos vivos e respeite o planejamento inicial da estrutura.Dica: A BRADENT tem diversas pedras, brocas e borrachas para metal.
SOLICITE UM CATÁLOGO
Uma boa e passiva adaptação é o que buscamos e a partir disso podemos mensurar a eficiência do nosso protocolo de trabalho e principalmente a qualidade de nossos produtos.
Jato de oxido de alumínio Faça o Jateamento com óxido de alumínio de malha entre 100 e 80 na escala mesh e pressão do jato entre 3 e 4 bar
Indicado após a usinagem, jateamento e lavagem com água. A desgaseificação fará uma primeira limpeza em alta temperatura na peça Metálica, eliminando gases e apontando possíveis áreas para uma nova usinagem.
Programa de queima Temperatura inicial: 600°CElevação da temp: 80ºC/MinTemperatura final: 980ºCPermanência temp. final: 3
Min Sem Vácuo
Jato de oxido de alumínio
Faça um segundo Jateamento com óxido de alumínio de malha entre 100 e 80 na escala mesh e pressão do jato entre 3 e 4 bar. Lave a peça com água corrente, ultrassom e ou jato de vapor.
Oxidação
A oxidação vai criar uma superfície ideal para iniciar a aplicação do nossosistema estético cerâmico. Programa de queima Temperatura inicial: 600°CElevação da temp: 80ºC/MinTemperatura final: 980ºCPermanência temp. final: 3 MinCom Vácuo: 3 Min
Recomendamos que entre em contato com sua dental e faça sua encomenda. A Bradent tem parcerias com as melhores dentais do mercado.
Nossos consultores estão sempre dispostos a tirar suas dúvidas mais técnicas, além do mais estamos sempre disponibilizando cursos para ajudar você e seu laboratório a elevar cada vez mais seu potencial.
Nossos consultores podem ajudar em dúvidas mais técnicas, você pode nos enviar uma mensagem através do nosso formulário de contato informando seu contato e sua dúvida, que retornaremos.
Todos os produtos da BRADENT IMPORTS antes de serem comercializados, passam pela análise de pelo menos 3 de nossos consultores, e após a avaliação de todos, atestando sua qualidade, custo/benefício, relevância de solução, entre outros itens é que damos continuidade no processo de regulamentação, registros e tudo mais, ou seja, aplicamos várias camadas de testes para que nossos clientes tenham em mãos produtos não somente de altíssima qualidade, mas também que sejam funcionais, que resolvam problemas relevantes do dia a dia, de forma cada vez mais rápida e econômica.
Peça em sua dental de preferência, disponibilizamos nossos produtos para as melhores dentais do país, caso não encontre, peça para que encomendem, e se quiser ter os melhores produtos do mercado, não aceite do vendedor o ” leva essa que faz a mesma coisa e é mais barato” pois sabemos que o barato sai caro.
Caso algo não saia como o esperado, entre em contato conosco para avaliarmos qual foi a intenção, qual o procedimento e o que aconteceu, muitas vezes alterações nos processos podem ocasionar em resultados diferentes do que o esperado. Mas não se preocupe pois temos a total certeza de que resolveremos isso de forma simples e rápida.