Blog

Dicas

Em Busca do Melhor revestimento

Em um mercado recheado de revestimentos odontológicos, desenvolvidos para serem usados com ceras orgânicas, ceras e resinas fresadas e resinas calcináveis. Temos o boom das resinas impressas,

que chegam com força total, movimentando o mercado odontológico positivamente. Agora os revestimentos tem a missão de aguentar sua alta carga de expansão e evaporação (a mais forte entre os calcináveis) no processo de tranformação de, solido, pastoso-liquido e gasoso, que entre a maioria das resinas impressas do mercado ocorrem entre 290°C a 750°C.

EM BUSCA DO MELHOR

Muitos técnicos já estão tendo ótimos resultados com as diversas resinas impressas do mercado que são feitas para impressoras 3D. 

Suas vantagens são; Precisão, rapidez e custo-benefício. Porém ela vem tirando todos os profissionais da zona de conforto, os fazendo ir atrás de conhecimento para viabilizar essa nova tecnologia dentro de seus estúdios, laboratórios e clínicas.

REVESTIMENTOS FOSFATADOS

Podemos encontrar vários revestimentos no mercado e duas categorias principais.

O tipo 1 para elementos de prótese fixa, como: coroas sobre dente, coroas sobre implante, pontes fixas, inlay, onlay, overlay, facetas, lentes de contato e barras de protocolos e o tipo 2 para PPR convencional.

Os revestimentos fosfatados são os mais populares, devido à qualidade dos resultados obtidos nas prensagens e fundições, à ausência de contaminações nas ligas metálicas e pastilhas, podendo alcançar altas temperaturas e a possibilidade de submetê-lo a uma pressão de até 4,5 bar, em uma prensagem de (Dis)silicato.

COMPOSIÇÃO DOS REVESTIMENTOS

Carga refratária (pó)

Os revestimentos fosfatados são compostos de uma carga refratária (pó).

Essa carga tem em sua composição duas formas cristalinas da sílica; o quartzo e a cristobalita somados a aditivos como corantes e óxidos refratários.

 Estes componentes, ao reagirem com a mistura de aglutinante conhecido também por (líquido de revestimento ou líquido especial) e água destilada. Originam uma reação química com consequente liberação de calor e formação de um fosfato composto por amônio e magnésio.

Aglutinante

conhecido também por (líquido de revestimento ou líquido especial)

 O Aglutinante em sua maioria é composto de óxido de magnésio, fosfato de amônio, fosfato de monoamônia e sílica coloidal.

OBS: Alguns novos revestimentos estão vindo com fórmulas novas, para saber mais 

sobre sua composição leia atentamente suas bulas e sempre siga as indicações dos fabricantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn