Blog

Dicas

Passo a Passo – Da Impressora ao Metal

Não é de hoje que o (TPD) técnico de prótese dentária está habituado a trabalhar com metalurgia dentro de um laboratório de prótese odontológica. Respeitando cada técnica e experiencia que muitos técnicos já adquiriram nesses muitos anos de odontologia. Hoje vamos compartilhar nosso jeito de manusear o METALLIUM Níquel Cromo para porcelanas, sem berílio.

Confeccionando estrutura metálica de 4 elementos.

Escolha dos materiais

Com o uso cada vez mais frequente de resinas impressas, optamos por fazer nossos elementos usando a resina calcinável da makertechlabs (prizma 3D Castable). Porém o uso pode ser com ceras orgânicas ou fresadas, resinas calcináveis auto ou fresadas. 

Iniciando a montagem do PadrãoUsando sprues de 2,5mm ou 3mm nos elementos e sprues de 5mm para barra de câmera de compensação, criando um formato trapezoidal até o orifício do anel de silicone.  Dica: Passe uma camada de cera por volta dos elementos para minimizar a pressão exercida pelas resinas impressas ou fresadas nas paredes do revestimento.

Peso específicoAntes de soldar o nosso padrão à base do anel, precisamos pesar todo o padrão para saber a quantidade de lingotes de metal utilizar em nossa fundição.O Peso específico do Metallium NiCr é: 8.4g/cm³Sabendo desta informação que estará junto com composição e propriedades físicas no verso de nossas embalagens do metal.A conta a ser feita será:Peso do Padrão e sprues  X  Peso específico da ligaO resultado dessa multiplicação é a quantidade ideal em gramas de metal a ser usado na fundição.

Centro térmico do bloco e alinhamento Certifique-se que os elementos não estão no centro térmico do bloco, assim evitando porosidades, possíveis falhas ou contaminação.Centralize corretamente o padrãogarantindo um espaço ideal das paredes do bloco de revestimento.Assim você evitará trincas ou rachaduras no bloco.  (imagem 04 e 05)RevestimentoSelecionamos o Revestimento Dual Vest para o nosso caso, o melhor revestimento para fundições disponível no mercado.Com um anel de 200g separamos o pó e mais 52ml de líquido especial. Neste caso não diluímos água destilada, más essa mistura pode ser feita de acordo com o material usado no padrão e técnica utilizada.Dica: quanto maior a concentração de líquido de revestimento, maior a expansão MisturaSe optar por usar antibolha, elimine totalmente o excesso com ar ou água antes de verter o revestimento.Insira primeiro o líquido e depois o pó no recipiente para uma melhor performance do revestimento e misture por 10 segundos, em seguida leve-o ao espatulador à vácuo por 60 segundos.

InclusãoApós a espatulação leve o anel ao vibrador e inicie a inclusão preenchendo corretamente os elementos. A temperatura ideal do ambiente de  trabalho é entre 21ºC à 23°C.O tempo de trabalho do revestimento é de 1 minuto após o termino da espatulação.

Presa do Revestimento

O tempo de presa dos revestimentos do mercado podem variar dependendo da marca. Com o Dual Vest, o revestimento usando neste caso, nosso tempo de presa será de 45 minutos.Lembrando que o Dual Vest, o tempo de presa é entre 45mim à 4horas não podendo exceder este tempo.O Dual Vest foi desenvolvido para ser usado com resinas impressas

Ciclo de aquecimento

Após os 45 minutos colocamos o anel no forno com o orifício para baixo sobre placas de revestimento para o escoamento livre dos líquidos e gases.Para resinas impressas, vamos utilizar o ciclo de lenta, colocando o anel no forno em temperatura ambiente e elevando a temperatura lentamente.

Temperatura 1 

(iniciar) 25ºC.Elevar temperatura para 450°CVelocidade 8ºC/mim Permanecer por 30mim Temperatura 2Elevar temperatura para 650ºC Velocidade 8ºC/mimPermanecer por 20mimTemperatura 3Elevar temperatura para 900ºCVelocidade 25ºC/mimPermanecer por 40mim

Separando o Metal MetalliumColoque os lingotes de metal no cadinho.Use sempre o cadinho correto e limponão misture os cadinhos, se usa NiCr e CoCr, separe um cadinho para cada liga


Aquecendo cadinho e metal Antes da fundição coloque o cadinho com os lingotes de metal dentro do forno para um pré-aquecimento.Faça este processo 5 minutos antes da fundição

Fundição

A Fundição deve ser feita com os EPI’s corretos e por TPD’s treinados e experientes em fundição.Com óculos especiais para fundição você vai notar os lingotes perdendo sua forma inicial e ficando ainda mais incandescente, momento certo para o acionamento da centrifuga.

Resfriamento

Aguarde o resfriamento total do bloco de revestimento antes de abrir.

Resultado parcial Para obter um excelente resultado é preciso certificar-se que o forno esta calibrado corretamente, todos os matérias estão em perfeito estado para uso e protocolos foram respeitados e executados corretamente com técnica e eficácia.

Usinagem

A usinagem pode ser feita com discos de carburumdum, pedras, brocas de carbide, brocas de tungstênio e finalize a usinagem com pedras de óxido de alumínio. Corte os sprues com o disco e tire o excesso com pedras de disco.Usine a peça com brocar e pedras, sempre conferindo o fechamento de bordo. Elimine ângulos vivos e respeite o planejamento inicial da estrutura.Dica: A BRADENT tem diversas pedras, brocas e borrachas para metal.

 SOLICITE UM CATÁLOGO 

Adaptação

Uma boa e passiva adaptação é o que buscamos e a partir disso podemos mensurar a eficiência do nosso protocolo de trabalho e principalmente a qualidade de nossos produtos. 

Jato de oxido de alumínio Faça o Jateamento com óxido de alumínio de malha entre 100 e 80 na escala mesh e pressão do jato entre 3 e 4 bar

Desgaseificação

Indicado após a usinagem, jateamento e lavagem com água. A desgaseificação fará uma primeira limpeza em alta temperatura na peça Metálica, eliminando gases e apontando possíveis áreas para uma nova usinagem.   


Programa de queima Temperatura inicial: 600°CElevação da temp: 80ºC/MinTemperatura final: 980ºCPermanência temp. final: 3

Min Sem Vácuo

Jato de oxido de alumínio 

Faça um segundo Jateamento com óxido de alumínio de malha entre 100 e 80 na escala mesh e pressão do jato entre 3 e 4 bar. Lave a peça com água corrente, ultrassom e ou jato de vapor.

Oxidação

A oxidação vai criar uma superfície ideal para iniciar a aplicação do nossosistema estético cerâmico. Programa de queima  Temperatura inicial: 600°CElevação da temp: 80ºC/MinTemperatura final: 980ºCPermanência temp. final: 3 MinCom Vácuo: 3 Min

Facebook
Twitter
LinkedIn